No dia 19 de julho, mais de quarenta pessoas assistiram à sessão das Tardes Comunitárias, dedicada ao tema “Plantas aromáticas e comestíveis: um presente da Natureza”, promovida pela Biblioteca Municipal de Cantanhede. A iniciativa contou com a apresentação de Isilda Gentil e suscitou grande interesse entre o público presente.
Isilda Gentil é uma especialista de plantas aromáticas e comestíveis, nascida em Coimbra e atualmente residente em Vila Nova, Outil. Cresceu nesta aldeia rodeada pela natureza, que sempre respeitou, e foi através dos conhecimentos transmitidos por familiares mais velhos que aprendeu a utilizar plantas medicinais para tratar problemas de saúde simples.
O fascínio pelas plantas fez crescer em si o gosto por conhecer as suas propriedades medicinais e como estas podem ser úteis na elaboração de infusões reconfortantes ou como complemento de uma alimentação saudável.
A sessão “Plantas aromáticas e comestíveis: um presente da Natureza”:
A palestra proferida por Isilda Gentil durante as Tardes Comunitárias proporcionou aos participantes a oportunidade única de conhecer várias espécies de plantas e flores naturais, bem como imagens de muitas outras. A oradora apresentou diversas aplicações destas plantas, incluindo a confeção de receitas culinárias, chás, xaropes e pomadas. Para além disso, Isilda Gentil partilhou o seu vasto conhecimento sobre as propriedades terapêuticas destas espécies, assim como formas e locais de recolha e conservação caseira.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de colocar questões a Isilda Gentil sobre esta temática interessante, o que promoveu a partilha de informações entre todos os presentes e enriqueceu a experiência do público.
Tardes Comunitárias: “Dar Mais Vida aos Anos”:
As Tardes Comunitárias são um projeto que decorre todas as quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, e inclui uma diversidade de atividades e debates abrangendo áreas tão diversas como ginástica, desportos, saúde, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil. Pretende-se, deste modo, estimular o interesse e proporcionar oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e com percursos de vida diversificados. Nestes encontros, é dada a possibilidade aos participantes de partilharem a sua experiência e conhecimento com os outros, enriquecendo o convívio social ativo.