No dia 18 de maio de 2023, O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) irá promover o Dia Internacional do Fascínio das Plantas. A iniciativa internacional pretende incentivar o interesse das pessoas pelo estudo das plantas e destacar a sua importância na melhoria da agricultura e produção sustentável de alimentos, bem como na horticultura, silvicultura e produção de bens não alimentares, como papel, madeira, químicos, fármacos e energia.
Estudo das plantas para a produção sustentável
O estudo das plantas é fundamental para a produção sustentável de alimentos e bens não alimentares.
As plantas desempenham um papel crucial na conservação do meio ambiente, produção de oxigénio e fixação de carbono. Além disso, o estudo das plantas ajuda a compreender os mecanismos bioquímicos e moleculares envolvidos na sua produção e no seu crescimento, o que é fundamental para a melhoria da qualidade e quantidade dos alimentos produzidos, bem como para a produção sustentável de bens não alimentares.
Atividades de sensibilização promovidas pelo IPB
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) irá promover atividades de sensibilização e recreativas no Dia Internacional do Fascínio das Plantas. Os alunos de diferentes níveis de ensino e a população em geral serão convidados a participar de jogos, pinturas, música e outras atividades que visam despertar o fascínio pelas plantas e destacar a sua importância na conservação do meio ambiente e na produção sustentável de alimentos e bens não alimentares.
Distribuição de plantas produzidas nas estufas da ESA
O IPB também irá distribuir plantas produzidas nas estufas da Escola Superior Agrária (ESA) pelos locais públicos da cidade de Bragança e Mirandela. Com esta iniciativa, o IPB espera incentivar a população a cuidar das plantas e a reconhecer a sua importância para a melhoria da qualidade de vida e para a sustentabilidade do planeta.
No Dia Internacional do Fascínio das Plantas, junte-se à iniciativa da EPSO e do IPB. Inscreva-se e desperte o fascínio pelas plantas e pela sua importância na produção sustentável de alimentos e bens não alimentares.